"Capoeirista não é aquele que sabe movimentar o corpo, e sim aquele que se deixa movimentar pela alma."
(Mestre Pastinha)
FUNDAMENTOS
%20%E2%80%A2%20F.png)
Corpo em Movimento
Cada indivíduo possui identidade e linguagem próprias. Por meio dos movimentos da capoeira, pode adquirir consciência destas e aumentar sua capacidade de percepção do todo e de si mesmo, integrando os aspectos motores, intelectuais, afetivos e sociais.
​
Na capoeira, o movimento singular quando dialoga com o meio torna o indivíduo mais consciente do espaço que ocupa e, mais confiante diante de suas emoções. A ampliação da autoestima e do autoconhecimento possibilita o desenvolvimento da comunicação, da improvisação e da sociabilidade. *Portanto, fortalece o sentimento de pertencimento e a confiança em si e nos outros.

Música Canto Dança
A Roda de Capoeira é uma engrenagem extraordinária. Os instrumentos marcam o ritmo, o canto revela a melodia e os corpos se conectem numa dança-luta encadeada. Tudo isso junto constrói um grande campo harmônico que aciona diferentes áreas do cérebro, impactando emoções, pensamentos, comportamentos e, em última instância, a saúde física e mental de cada indivíduo.
​
Por isso, é preciso dar lugar e importância a aprendizagem da música por meio dos instrumentos (berimbaus, atabaques, agogôs, pandeiros, reco-recos), das melodias das canções (tons, timbres, tempos, volumes) e das letras (carregadas da oralidade, da ancestralidade e da história de uma manifestação cultural que nasceu como resistência do povo preto à escravização colonial).
O som transforma, transborda e cura!

Capoeira Educação
A capoeira se aprende na relação com o outro, no diálogo e no encontro de saberes, onde o erro é bem vindo e faz parte do processo de aprendizagem. O mestre atua como um facilitador do processo de aprendizagem, a partir de uma prática comunitária que, para além de reproduzir movimentos potentes, cria condições para que o desenvolvimento da autonomia, curiosidade, autoconhecimento, capacidade de improvisação e análise crítica de suas exuberâncias e limites.
"A capoeira forma um grupamento social regido por um espírito de fraternidade e de cooperação, integrando o ser humano nos aspectos corporal, espiritual, mental e social” (Mestre Pastinha)